Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O porquê da criação do blog

            O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), apesar de conter uma função vital para a produção de novas pesquisas visando à construção e (re)construção da historiografia gaúcha, não possui uma página de fácil acesso e visualização na Internet. Por esse motivo é que tivemos a ideia da criação deste Blog, onde as pessoas interessadas poderão encontrar diversas informações sobre a instituição e o que a mesma está realizando ou possibilitando a realização.
            Este projeto começou a ser gestado quando percebemos que havia perguntas que frequentemente respondíamos nas ligações telefônicas recebidas. Percebemos que seria importante termos um local no qual postássemos as atividades compatíveis com o trabalho realizado no AHRS e os fundos documentais encontrados no mesmo. Contudo, outras possibilidades foram encontradas para melhor divulgar o nosso trabalho.
            Atualmente estamos alimentando um banco de dados contendo os nomes dos pesquisadores que utilizam o espaço e o material do AHRS e seus respectivos focos de pesquisa. Acreditamos ser importante haver esta troca entre a instituição que serve de fornecedora dos documentos e os historiadores que transformam a análise documental em produção historiográfica. Este blog servirá de espaço à divulgação do banco de dados armazenado.
            Finalizando, é sempre bom esclarecer que as pesquisas realizadas no AHRS não são realizadas restritamente por historiadores, mas também por jornalistas, genealogistas entre outros profissionais. 


                                                                                  Atenciosamente,


                                                                                 Equipe do AHRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário