Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lançamento de livro com imagens do acervo do AHRS




Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul lança
livro com imagens raras de seu acervo

“...por vezes, a fotografia pode nos fazer pensar que o mundo é mais
acessível do que é na realidade.”

Susan Sontag (2004)

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul lança, no dia 20 de outubro, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul, o livro O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico RS.

A obra reúne mais de 200 imagens do acervo do Arquivo Histórico, desde o século XIX até a contemporaneidade. Estão presentes as fotografias mais significativas e exclusivas que, junto a textos de renomados pesquisadores, contam a passagem do tempo sob diferentes contextos de crises, mudanças e permanências. Trata-se de uma jornada histórica que proporciona ao leitor um painel da diversidade e complexidade do Rio Grande. 

As imagens selecionadas contemplam quatro temas principais: antepassados, espaços/natureza, sociabilidade e luta/política. A Diretora do Arquivo Histórico, Caroline Heck, afirma que este trabalho não é um mapeamento definitivo da coleção. Ainda há um farto material para ser apurado. “Escolhemos contar um fragmento da história de nosso Estado através de imagens do acervo do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e será esse recorte (ou recortes) que será possível alcançar através dessas imagens: uma totalidade impalpável convertida em um volume consistente de instantâneos”, reitera Caroline.

Publicada em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), esta obra é resultado do trabalho de pesquisa do AHRS e sua equipe técnica, sob a organização da Drª. Rejane Penna, historiógrafa do Arquivo Histórico do RS. O livro tem o patrocínio do Banrisul, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

AHRS
            O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul é uma instituição pública da Secretaria de Estado da Cultura que, desde 1903, mantém sob sua custódia documentos que datam desde o século XVIII, registrando a vida política, administrativa e econômica do Rio Grande do Sul. Além da documentação proveniente das várias funções exercidas pelo governo Estadual, existe um numeroso acervo, constituído de imagens fotográficas, com potencial para a leitura dos diversos contextos históricos.

O Tempo e o Rio Grande nas imagens do Arquivo Histórico RS 
Organização: Rejane Penna
168 páginas, 2011.
Edição IEL e AHRS, com patrocínio do Banrisul, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Lançamento
Dia 20 de outubro de 2011, às 19h
Memorial do Rio Grande do Sul – Rua Sete de Setembro, 1020 - 1º andar
   
Assessoria de Imprensa:
Simone Lersch (51) 3029.6390 / 9803.4420 / divulga@portoweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário