Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ARQUIVO PARTICULAR WALTER PERACCHI BARCELLOS

                Já estão disponíveis para pesquisa os documentos pertencentes ao Governador, Ministro e Parlamentar Walter Peracchi Barcellos, com importante atuação durante o período do regime militar.
O acervo documental teve como origem a doação de sua filha, Ligia Barcellos Poli, por ocasião do centenário do nascimento de Peracchi, no ano de 2007. Segundo correspondência da referida familiar, datada de 30/12/2007, dirigida à Secretaria da Cultura, “a doação é feita tendo em vista o cuidado técnico que terá a documentação, cuja vista será aberta aos pesquisadores e também a seus descendentes que a poderão compulsar naquele órgão”.
Também foram incluídos no arranjo documentos doados por Luiz Inácio Franco de Medeiros.
O  nível de descrição foi definido como Arquivo Particular, com séries e subséries, com 16 caixas-arquivo, contendo os maços de documentos. O período abrangido pela documentação compreende o século XX e compõem-se de documentos oficiais, relatórios, correspondências, convites, homenagens, anotações pessoais, fotografias, jornais, projetos e material partidário, dentre outros.
O critério utilizado para organizar a documentação em séries e subséries respeitou a organização do próprio Walter Peracchi Barcellos. No caso em que a documentação estava fora das pastas, utilizamos o critério temático. Ainda está sendo elaborada a parte do meio de busca relativa aos discursos. Está em fase de organização uma parte do acervo constituído exclusivamente de fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário